6 indicadores de qualidade de um profissional de marketing digital - FabioAlx

6 indicadores de qualidade de um profissional de marketing digital

 em O profissional

Veja nesse post as características que demonstram a qualidade de um profissional de marketing digital. Leia!

Muito mais do que formação acadêmica, não desmerecendo, de forma alguma, os diplomados, as aptidões de um profissional de marketing digital que o marcam realmente são aquelas habilidades natas que podem e devem ser desenvolvidas a partir de experiências próprias e de mercado.

Quando estiver em vias de contratar seu profissional de marketing, tente observar, além de sua vivência profissional, seus talentos naturais, assim suas chances de acerto e resultados serão maiores. Vejamos os principais pontos a observar:

Já ter tido um blog

(mesmo que como hobby)

Ter tido esta experiência já é um indicativo de que este profissional conhece os mecanismos para a construção de um bom relacionamento on-line com seus clientes. Aposte nisso!

Ser apaixonado por métricas e resultados

Nenhum responsável pela estratégia de marketing digital quer gastar tempo e dinheiro de uma empresa à toa, e ter conhecimento para apostar nas métricas que realmente vão impactar positivamente o negócio, requer paixão. Sim, se você é apaixonado pelo que faz, fará muito melhor e com mais desempenho.

Dica: uma obrigatoriedade é ter conhecimentos em Google Analytics, mesmo iniciantes ou estagiários.

Ter perfil nas principais redes sociais

(twitter/facebook, plus, linkedin)

Seja no Facebook, no twitter ou em outra rede social, a verdade é que ter um perfil online fará diferença sim no sucesso de sua própria estratégia de marketing pessoal.

Ler blogs

(pergunte quais blogs a pessoa lê)

Quanto mais se lê, em geral, mais conhecimento e mais estímulo à criatividade. Ler alguns blogs importantes acaba contribuindo positivamente no relacionamento pessoal e profissional. Amplia o vocabulário, mostra reflexão para formação de opinião e acaba impactando também na capacidade de persuasão.

Ser apaixonado por aprender

(livros em papel também são importantes)

Como foi dito, quanto mais se lê, mais conhecimento, criatividade e espírito crítico. A leitura abre portas e descortina um mundo de possibilidades. O acesso à informação leva a melhorias extraordinárias.  Aumenta o conhecimento geral, o conhecimento específico e o poder de argumentação.

Ser brilhante na resolução de problemas

A verdade é que as pessoas ou empresas questionam o tempo todo sobre o que melhor resolve os seus problemas, seus desejos e necessidades. E, claro, o papel do bom profissional de marketing é ajudar o cliente durante esse processo.

Uma vez um amigo me contou o caso do seu novo cliente, uma empresa que vende papel para enrolar cigarro. Um grande desafio, pois propagandas ligadas a cigarro são proibidas. Sugeri a ele gerar conteúdos em seu blog relacionado a assuntos periféricos.

_hum… quais são os outros vícios de pessoas que fumam?! Já sei. Café!

Quem fuma geralmente gosta muito de café. Gerar conteúdos relacionados a café e outras coisas ligadas ao universo do fumante se tornou uma ótima estratégia para atrair os potenciais clientes.

Ser independente

Nada melhor do que trabalhar com profissionais seguros e independentes. Aqueles que tomam a frente e sabem exatamente o que fazem e por quê.  Tudo que você não precisa é de um profissional que titubeia nas mais diversas situações.

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