Com certeza você age como seu consumidor e não notou - FabioAlx

Com certeza você age como seu consumidor e não notou

 em Presença On-line, Redes Sociais

Os hábitos mudaram e você precisa estar preparado para lidar com eles.

Antigamente, quando queríamos saber o preço de um produto, passávamos horas indo de loja em loja fazendo pesquisa de preço e avaliando qual seria o melhor investimento. Hoje em dia, as lojas virtuais fazem isso por nós e podemos consultar preços até mesmo de empresas que não têm loja física em nossa cidade, compramos delas direto na internet.

De acordo com um estudo do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e do portal de educação financeira Meu Bolso Feliz, nove em cada dez consumidores brasileiros com acesso à internet (90%) têm o hábito de procurar primeiro os preços em lojas online antes de realizar compras em lojas físicas. “Com a facilidade de alguns clicks o consumidor pode obter uma infinidade de informações. A internet é um importante instrumento que dá maior poder de escolha ao consumidor”, explica a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti. E não foi só isso que mudou.

Com a chegada da internet, o marketing de relacionamento entre marcas e consumidor final se tornou um aliado indispensável, porém muitas empresas que possuem presença digital seja através de um portal ou das redes sociais, abrem caminho para o diálogo e se esquecem de uma parte muito importante: responder. Assim, caímos naquela história de que o boca a boca é a maior forma de propaganda que existe – seja positiva ou negativa.

Por ter sido deixado falando sozinho com uma marca na hora de fazer uma reclamação, Maurício Vargas criou o site Reclame Aqui, que se tornou uma das principais fontes sobre informações de consumo no mundo. Muitos consumidores publicam sua insatisfação no site, e a empresa vai diretamente responder cada um dos usuários.

reclame aqui

Já no setor de viagens, o Trip Advisor é a maior referência para indicações, opiniões e relacionamento tanto entre hotéis e clientes, quanto de um consumidor para o outro. Os usuários qualificam um hotel através de seu relato e de notas pelo serviço prestado, que serve de ajuda para muitas pessoas na hora de escolher o local que irá se hospedar nas próximas férias.

Todo ano é feita uma seleção dentre os hotéis melhores qualificados e eles ganham uma página especial dentro do Trip Advisor, e um grande destaque entre os concorrentes. É uma rede de opiniões muito importante para o setor hoteleiro, que conta com aproximadamente 315 milhões de visualizações por mês e tem mais de 200 milhões de opiniões e avaliações.

A vontade de ser bem atendido e ouvido durante os processos de compra existe desde o começo, e com a chegada das redes sociais e de sites que abrem as portas para que isso aconteça é inegável a necessidade que as marcas têm de investirem em relacionamento. Ajudará não somente o seu consumidor, mas também a fortalecer a marca no ambiente digital que é um grande divisor na hora da tomada de decisão.

Hoje é comum o hábito de pesquisar preço e opinião de outros consumidores. O que seus consumidores acham sobre você na internet? Se a resposta for nada é ruim, se for algo negativo, é pior ainda. Você precisa urgentemente tomar uma atitude!

Este artigo foi publicado pela primeira vez em meu site no inicio de 2015.
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