Inbound marketing vs outbound marketing - FabioAlx

Inbound marketing vs outbound marketing

 em Estratégias

Inbound marketing e outbound marketing: vamos entender as diferenças, peculiaridades e vantagens de cada abordagem.

Na verdade, a “briga” trata do modelo clássico versus o moderno. Enquanto o Outbound Marketing trabalha com a comunicação direta, como o anúncio no meio de uma revista, ou no intervalo comercial do seu programa de TV favorito, o Inbound Marketing oferece um contato mais indireto. Ele prepara o consumidor para procurar o produto, principalmente na internet, com o uso de conteúdo atrativo eficiente. Hoje, cerca de 90% dos processos de compra começam com uma busca na internet.

Existe um modelo certo a ser adotado? Na verdade não. Há de se estudar caso a caso e suas peculiaridades. Tanto o Inbound Marketing, quanto o Outbound marketing podem ser extremamente eficazes se aplicados da maneira correta.

Inbound Marketing

São táticas e ferramentas de marketing digital para a atração sistemática de novos clientes e consequentemente mais vendas. Simples? Na teoria sim. Trata-se da realização de uma série de novas atividades de marketing com o objetivo de atrair, converter e também se relacionar e analisar os possíveis clientes, com o intuito de incrementar expressivamente o fluxo de vendas de uma empresa.

Na prática, a empresa mostra autoridade no assunto daquilo que vende para atrair seus potenciais clientes, através do marketing digital.

Passo 1 – Produzem-se informações e novidades do seu negócio para seus prospects (possíveis clientes).

Passo 2 – Começa-se a nutrir seus leads (clientes interessados) com essas informações, até que um dia eles estejam prontos para comprar o serviço ou produto da empresa.

Algumas vantagens

Marketing de conteúdo custa 60% menos que o tradicional e gera três vezes mais leads. Empresas que utilizam Inbound Marketing para geração de leads têm um custo 15% menor por lead. 70% dos profissionais de marketing concordam que conteúdo produzido pela marca é mais eficiente que anúncios em revistas. Cerca de 40% dos profissionais de marketing atestam que marketing de conteúdo gera ROI positivo.

Atingir prospects de uma forma personalizada e escalável. Para isso, relaciono as quatro fases do Inbound Marketing focado em resultados. Para cada uma delas há uma função específica com o objetivo de levar o cliente do topo para o fundo do funil de vendas. Vejamos:

  1. Atrair;
  2. Converter;
  3. Relacionar;
  4. Analisar.

No funil podemos analisar o resultado da campanha revertido em vendas e com este relatório, podemos acompanhar quais são as fontes de tráfego geradoras de novos negócios.

Outbound Marketing

É o contato direto com potenciais clientes da empresa, conforme a definição dos segmentos e mercados.

Outbound Marketing engloba tudo o que se conhece como marketing: telemarketing, outdoors, mala direta, flyers, propagandas de TV e rádio, AdWords, AdSense…

Trata-se do marketing tradicional, que usa a interrupção para se comunicar com seu público. Neste meio, chamamos de mensagem imposta. Está no jornal impresso ou mesmo em um anúncio avulso no meio do post de um blog.

Hoje, muitos profissionais apostam na morte lenta do Outbound Marketing.  Muito eficaz tempos atrás, não encanta tanto quanto antes, salvo exceções. O consumidor está mais seletivo e não aceita mais tais interrupções, muitas vezes.

O consumidor tem a opção, hoje em dia, de poder gravar um programa de TV e pular todos os comerciais! E o que dizer da leitura impressa? Quase não se lê mais este tipo de material; e, com um clique ele pode fechar todas as marcas na internet que forem muito agressivas. Mas, o que o consumidor quer, afinal?  Quer ter a certeza de que quem toma a decisão de compra é ele e procura por marcas mais abertas ao diálogo e ao respeito.

Vejamos algumas vantagens

Outbound feito junto ao Inbound Marketing potencializa muito a conquista de novos clientes; a qualificação de leads no Outbound Marketing normalmente é melhor e maior que no Inbound Marketing; outro ponto importante é que costuma gerar alto fortalecimento de marca para a empresa.

Dica – Se quiser estude esses assuntos, mas converse com um especialista! Um profissional qualificado de marketing digital saberá apontar os melhores e mais seguros caminhos para você e sua empresa!

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