Não queime dinheiro! Principais erros em campanhas digitais.

Não queime dinheiro! Principais erros em campanhas digitais.

 em Estratégias, Google Marketing, Para advogados

Nesses tempo que trabalho com marketing digital já vi e cometi muitos erros que acabavam gerando uma grande perda de dinheiro. No artigo de hoje vou listar alguns dos principais erros em campanhas digitais.

Página de destino ruim

Você criou toda a campanha muito bem segmentada, definiu as melhores plataformas de anúncio e deu o start. Com o passar do tempo viu que sua página recebe visitas mas elas não convertem, qual será o motivo? Os fatores podem ser muitos! A sua página não corresponde com o anúncio, seu conteúdo não está claro, seu visitante não sabe o que fazer. No artigo “Entenda por que seu site tem baixa taxa de conversão” eu explico melhor sobre página de destino e taxa de conversão.

Negócios locais anunciando para todo Brasil

Digamos que você tenha um consultório dentário no Rio de Janeiro e está fazendo uma campanha digital para atrair novos cliente. A cada Paulista, Capixaba e Gaúcho que clicar no seu anúncio você irá perder dinheiro, Afinal, existe uma grande probabilidade que eles nunca irão ao seu consultório.

Todas as plataformas de anúncios na internet seja Facebook, Google, Bing, Likedin entre outras, te permite definir um endereço e um raio entorno dele onde as pessoas serão impactadas. Se seu negócio não atende em território nacional, tenha atenção e defina a sua área de abrangência.

Palavras chave incompatíveis com a oferta

É muito comum anunciantes trabalharem com palavras chave de correspondência ampla. Por exemplo: O Dr. Abelardo definiu um anúncio para pessoas que pretendem colocar aparelho, ele definiu a chamada como “aparelho ortodôntico é aqui” e configurou a palavra chave aparelho ortodôntico como palavra chave em correspondência ampla; Renata entrou no Google para procurar “borrachinhas de aparelho ortodôntico“. Já imagina o que aconteceu? O anúncio do Dr. Abelardo apareceu para Renata, ela clicou e ele perdeu dinheiro!

Aqui também cabe o exemplo que usei no tópico 3 de “Página de destino ruim”.

Palavras chave incompatíveis com o momento de compra

Dr. Abelardo Além do consultório, tem um pequeno e-commerce onde vende diversos produtos odontológicos. Ele deseja aumentar as vendas de uma escova para aparelhos ortodonticos. Para isso cria um anúncio de link patrocinado no Google que direciona direto pra página do produto e inclui a palavra chave “melhor escova para aparelho ortodôntico” em sua lista.

Essa não é uma decisão acertada, afinal, quem usa esse termo em uma pesquisa está ponderando sobre qual comprar, e direcioná-la direto para a página do produto não é uma boa opção. Seria bem mais coerente levar o visitante a uma landing page ou post que a instrua sobre as vantagens de um determinado produto.

Tome cuidado com palavras iguais com significados diferentes

Há não muito tempo atrás, eu estava fazendo a campanha de lançamento de um produto para pessoas com câncer, e usei os anúncios de display do Google. Na segmentação contextual, uma das palavras chaves usadas foi “câncer”. Se eu não conferisse todos os dias teria perdido muito dinheiro!

Logo que o anúncio começou a rodar percebi que estava aparecendo e gerando muitos cliques em horóscopo. Pessoas que queriam saber sobre seus futuro viam meu anúncio e clicava. Sorte que resolvi a tempo. Tive que negativar a palavra horóscopo e todos os signos existente. O que nos leva ao próximo tópico!

Acompanhe seus anúncios com frequência

É importantíssimo que você acompanha suas campanhas frequentemente. Assim você terá noção de possíveis anomalias, otimizar seus lances e não perder dinheiro por bobeiras.

Você tem alguma experiencia interessante pra compartilhar? Deixe um comentário!

Recent Posts

Deixe um comentário

Start typing and press Enter to search