Entenda por que seu site tem baixa taxa de conversão

Entenda por que seu site tem baixa taxa de conversão

 em Google Analytcs, Google Marketing

São vários os motivos para um site não converter. Vou listar aqui os principais motivos de baixa taxa de conversão. Espero que te ajude!

O que é conversão

Antes de tudo vamos entender o que é uma conversão. Conversão é uma ação pré definida, que um visitante toma dentro do seu site. Essas ações podem ser divididas em micro e macro conversão.

micro e macro conversao

Macro conversão

Macro conversão é a ação de maior valor para o seu negócio que um visitante realiza em seu site. Cada categoria de site tem definido o que é uma conversão.

  • Site de Comércio Eletrônico → Fechar pedido
  • Site de geração de leads → Cadastro efetuado ou Entrar em contato
  • Site de conteúdo → Visualização de páginas, páginas por visita, tempo em página, compartilhamento
  • Site de marca (Branding) → É um pouco mais difícil medir conversão. Caso haja, pode ser a página onde comprar.

Micro conversão

A micro conversão está mais ligada a páginas específicas. São ações que empurram um visitante através do funil de vendas, ou que demonstram que ele está caminhando por ele: Compartilhar um conteúdo, visitar várias páginas, passar mais tempo em ema página, dentre muitos outros.

É importante dizer que a macro conversão de uns, pode ser a micro conversão de outros. Por exemplo: para um site de vendas, o cadastro de um cliente é uma micro conversão, para um site de captura de leads essa é uma macro conversão.

Agora vamos entender o que é taxa de conversão.

O que é taxa de conversão

Taxa de conversão é a porcentagem de visitantes do site que tomam uma ação desejada. Suponhamos que de 100 visitantes 3 convertem, sua taxa de conversão é de 3%.

Motivos que causam uma baixa taxa de conversão

Tendo em vista o que falamos até aqui, pessoas estão indo para sua página, mas elas não tomam a atitude esperada. Isso pode ser por que a página não está otimizada para conversão ou por que você não está segmentando seus anúncios corretamente. Os principais motivos para baixa conversão são:

Não está claro para seus visitantes o que eles deve fazer

(Se inscrever, comprar, solicitar um orçamento, entrar em contato)
Caso não esteja claro, seus visitante podem sair por não saber o que precisam fazer. Destaque a ação com cores contrastantes, coloque em um local estratégico, mas muito cuidado, não seja incoerente, repetitivo e redundante.

Em um cenário muito ruim, você pode ter atraído o cliente potencial, mostrou pra ele os benefícios do produto ou serviço, mas sem saber o que fazer ele procurou um concorrente.

Sua página tem muitas chamadas

(Compartilhe, inscreva-se, entre em contato)
Você já esteve em uma loja e o vendedor te mostrou muitas coisas, você se interessou por várias, na dúvida disse que iria pensar e voltar depois, mas nunca voltou? No mundo digital as pessoas nem dizem que vão pensar, apenas vão embora! Quanto mais opções seu site tiver, maior a chance do seu visitante não fazer nada. Foque em apenas uma!

Página de destino pesada.

Se sua página demorar mais de 4 segundos pra carregar, a maioria dos visitantes irão desistir dela.

A chamada do anúncio é genérica

O Dr. Abelardo definiu um anúncio para pessoas que pretendem colocar aparelho. Ele definiu a chamada como “aparelho ortodôntico é aqui” com a descrição “Cuide do seu sorriso. Especialista em aparelhos”, configurou a palavra chave aparelho ortodôntico como palavra chave com correspondência ampla; Renata entrou no Google para procurar “borrachinhas de aparelho ortodôntico“. Como o anúncio é genérico ela clicou achando que poderia se tratar de uma loja especializada em aparelhos ortodonticos, como não era, ela saiu e não converteu.

Anúncios mal segmentados

Também não adianta tudo estar correto e entregar para as pessoas erradas. Como no exemplo acima, além do anúncio genérico, a palavra chave não estava bem definida. Isso é um problema!

Há não muito tempo atrás, eu estava fazendo a campanha de lançamento de um produto para pessoas com câncer, e usei os anúncios de display do Google. Na segmentação contextual, uma das palavras chaves usadas foi “câncer”. Se eu não conferisse todos os dias teria perdido muito dinheiro!

Logo que o anúncio começou a rodar percebi que estava aparecendo e gerando muitos cliques em horóscopo. Pessoas que queriam saber sobre seus futuro viam meu anúncio e clicavam. Tive que negativar a palavra horóscopo e todos os signos existente.

Muitas coisas podem explicar uma baixa taxa de conversão, mas agora acredito que você terá mais facilidade para avaliar isso. Mãos a obra!

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