Você ainda acha que a TV é a principal mídia no Brasil? - FabioAlx

Você ainda acha que a TV é a principal mídia no Brasil?

 em Mobile Marketing, Presença On-line

Prepare-se para a surpresa: o celular se tornou a primeira tela.

A televisão é a mídia de massa, fala com todos os públicos e é a mais eficiente. Correto? Nem tanto. A televisão continua sendo uma grande mídia de massa, até por trazer um leque muito abrangente em sua programação, como reality shows, novelas, programas de auditório, jornais e seriados, mas há um tempo essa realidade começou a mudar.

De acordo com o estudo da AdReaction, da Millward Brown, os brasileiros passaram, em média, 149 minutos por dia em seus smartphones e 113 minutos na frente da TV em 2014. Na China esse número chega a ser ainda mais impressionante: são 170 minutos nas telas móveis e apenas 89 em frente à televisão. Os tablets e computadores também têm uma média abaixo dos celulares: são 146 minutos na frente do computador e apenas 66 nos tablets.

Nessa guerra pela audiência e atenção, ganha quem está mais preparado. A Netflix, por exemplo, disponibilizou online um catálogo imenso de filmes, novelas, seriados e passou a produzir seu próprio conteúdo. Com isso, ganhou reconhecimento do público que já consumia filmes online através de downloads ilegais e que agora podem assistir a uma enorme gama de produtos pagando um valor acessível e de forma legal. O resultado em 2014 foi de 2,2 milhões de assinantes no Brasil, segundo dados do eMarketer.

A pesquisa da AdReaction também aponta usuários que utilizam duas telas ao mesmo tempo, e constataram que 64% das pessoas que usam duas delas simultaneamente estão consumindo conteúdos não relacionados, e apenas 36% estão falando sobre a mesma coisa.

Sobre anúncios, o público da pesquisa se mostrou mais suscetível a vídeos curtos, de 5 a 10 segundos, e que são fáceis de compartilhar nas redes sociais. Em entrevista ao AdAge, Joline McGoldrick, diretora de pesquisa da Millward Brown, complementa: “Os vídeos mobile estão prontos para explodir”.

Comerciais na TV com alguma interatividade online também foram bem vistos pelos entrevistados, assim como uma votação online que possa interferir diretamente no rumo de algum produto televisivo, artifício muito usado nos reality shows e no finado Você Decide. Em um mundo onde vale tudo pela audiência, é importante destacar que o público consome cada vez mais o mundo online e que não podemos fechar os olhos para isso.

Traçar uma estratégia de comunicação que integre todas as vertentes, seja começando na televisão e terminando na internet, como foi a novela Cheias de Charme, sucesso de audiência da Rede Globo, como começando na internet e virando fenômeno na TV, como o elenco de Porta dos Fundos, é essencial para um bom resultado. Não veja a internet como uma inimiga, pois ela pode auxiliar mais do que você pensa no seu sucesso.

Este artigo foi publicado pela primeira vez em meu site no inicio de 2015.
Recent Posts

Deixe um comentário

Start typing and press Enter to search